sexta-feira, 25 de setembro de 2015

Região Sudeste

Aspectos físiograficos da Região Sudeste

A Região Sudeste é formada pelos estados do Espirito Santos, de Minas Gerais, Rio de Janeiro e de São Paulo, com superfície de 924.511 Km².
Entre os elementos naturais que caracterizam as paisagens da região são as formas de relevo. As elevações do terreno nessa porção do território brasileiro sobressaem-se, por altitudes médias e por formas arredondadas, compondo os domínios dos "mares de morros". Morros, colinas e serras prolongam-se pelo litoral do Nordeste e do Sul, mas no Sudeste ocorrem também no interior. Todo esse domínio era originalmente coberto por matas tropicais, que receberam a denominação Mata Atlântica.

RELEVO 


O relevo da região sudeste é bem variado, encontramos planícies costeiras, largas, na formação de baixadas, ou estreitas, onde é comum a formação de lagos, praias (que englobam as famosas praias cariocas) e até mesmo restingas, além das serras, como a da Mantiqueira e Canastra, caracterizada por formações cristalinas e irregulares, planaltos e escarpas. 

Vegetação

A vegetação é formada principalmente por florestas tropicais, porém também podemos encontrar em alguns casos matas Ciliares e de Galerias. Em menor escala, temos também o cerrado e a caatinga.
Caatinga
 
Mata Atlântica
Cerrado


Hidrografia


A região Sudeste é abrangida pelas bacias hidrográficas de dois importantes rios brasileiros: o Paraná e o São Francisco. Além disso, algumas, bacias de menor extensão formam as regiões de relevante importância regional.

Devido o relevo planaltos dessa região, os cursos d'água apresentam extensas corredeiras e quedas-d'água.


O estado de MG, entrecortado por diversas elevações e serras, destaca-se por abranger a nascente de importantes rios, sendo o principal o Rio São Francisco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário