SABERES PROFISSIONAIS ADQUIRIDOS NO DECORRER DA CARREIRA DOCENTE UNIVERSITÁRIA
Junio Miquilino Silva
Faculdade Campo Limpo Paulista
Ezio Fernandes
Faculdade de Paulínia
RESUMO
Neste trabalho procuramos discutir e apresentar algumas questões referentes ao ofício do docente. Não simplesmente o ministrar ou dar aulas, mas, a questão da profissionalização. Iniciamos por uma discussão sobre o professor e a profissão e tentamos agrupar alguma competência que se dedica à docência deve desenvolver para se constituir num docente profissional; um professor que, além de ser atuante nos conteúdos de suas disciplinas, domina e exercita em sala de aula, competências, saberes pedagógicos necessários à aprendizagem que são os objetivos desta profissão.
Palavras chave
Docente Universitário, sala de aula, aperfeiçoamento.
ABSTRACT
This paperis to discuss andpresent ideasfor thecraft ofteaching. Not simply theministryor teaching, but the question ofprofessionalization.We beginwith a discussion ofthe teacherand the professionand tryto groupsome expertisethat is dedicatedto teachingmustevolve tobeaprofessionalteacher, ateacher who, besides being activein the contentof their disciplines, dominates and exercises inthe classroom,skills, pedagogical knowledgenecessaryto learning thatare the goalsof this profession.
Keywords
University faculty, classroom, improving.
1. INTRODUÇÃO
Este estudo se refere a um EstudoAnalítico/comparativo do saber profissional do texto; “Saberes profissionais dos professores e conhecimentos profissionais” (Maurice Tardif) e as diferenças didáticas do filme “O espelho tem duas fases” com os professores Gregory do Departamento de Matemática e a professora de Literatura Rose Morgan da Universidade de Columbia.
Este trabalho foi proposto pela professora Janaina ministrada na
disciplina Didática do Ensino Superior, do curso Gestão Escolar
no intuito de discutir o processo de profissionalização professor
universitário.
O objetivo deste estudo é compreender a didática do ensino profissional de cada professor.Ao obteremconhecimento em sua profissão, tendo como base as teorias adquiridas na universidade, pois ao ingressar no curso de educador as expectativas e os receios vão nascendo conforme as evoluções temporais sejam pela vivência profissional, teórica e social que incorpora a ação do dia a dia, por motivo de ter uma vivencia cultural, acadêmica e de seu próprio desenvolvimento pessoal.
O presente trabalho teve como instrumento de pesquisa um filme “O espelho tem duas fases” e um artigo científico de Maurice Tardif (2000)“Saberes profissionais dosprofessores e conhecimentos universitários”, que disserta as diferenças didáticas profissionais que o docente ministra as suas aulas e as deficiências didáticas.
2. DESENVOLVIMENTO
O filme tem como referencia as diferenças didáticas em ministrar as aulas para os discentes, sendo que os autores que atuam no filme têm uma postura diferenciada um do outro.
No texto também indaga as diferenças das didáticas de ensino desenvolvido por diversos professores tendo posturas diferentes, manuseio de temas mais técnicos ou fácil entendimento.
“A questão da epistemologia da pratica profissional se encontra, evidentemente, no cerne desse movimento de profissionalização. De fato, no mundo do trabalho, o que distingue as profissões das outras ocupações, em grande parte, da natureza dos conhecimentos a que estão em jogos”. (Bourdoncle, 1994; Tardif e Gaurthier,1999, p.).
Pois existem inúmeros problemas que interfere na profissão do professor como meio de aprendizado acadêmico faltando para o estudo de vivencia pedagógico, que prepare o professor para um bom desenvolvimento na pratica docente.
Esta citação acima escrita pelos organizadores deste artigo explica a dificuldade que o professor de matemática teve para ensinar os alunos em suas aulas, pois o professor Gregory ministrava as aulas técnicas e sem diversidade pedagógica.
O texto (Tardif, 2000) confirma com a temporalidade da formação do professor Gregory que diz que os pesquisadores têm sua vivencia em gabinetes da universidade, teórica, em contato com seus próprios livros e obrasde seus amigos, por esses motivos o texto indaga a falta da facilidade do professor de matemática para obter nos alunos o interesse de aprendizagem em suas aulas.
Em uma aula que o professor Gregory assistiu da professora Rose de Literatura,o mesmo ficou surpreso com a atenção que ela tinha dos alunos, assim,podemoscompara a aula da professora Rose com um parágrafo do Tardif.(2000, p.):
“Ao contrário, os conhecimentos profissionais exigem sempre uma parcela de improvisação e da adaptação a situações novas e únicas que exigem do profissional reflexão e discernimento para que possa não só compreender o problema como também organizar e esclarecer os objetivos almejados e os meios a serem usados para atingi-los”.
O professor para desenvolver sua carreira profissional,busca diversas fontes de saberes, muitas vezes se apropriando dos conhecimentos adquiridos no decorrer da sua história de vida, de uma cultura escolar e até mesmo dos seus conhecimentos relevantes obtidos na universidade.
“Em primeiro lugar, eles provêm de diversas fontes. Em seu trabalho, um professor ser serve de sua cultura pessoal, que provem de sua história de vida e de sua cultura escolar anterior; ele também se apoia em certos conhecimentos disciplinares adquiridos na universidade, assim como em certos conhecimentos didáticos e pedagógicos oriundos de sua formação professional”.(Tardif,2000, p.)
Os professores levamconsigouma miscelânea de aquisições do conhecimento que muitas vezes acabam sendo alijadas do dia-a-dia na sala de aula. Pois, cada professor tem uma historia de vida, tem seu atorsocial, sua identidade, valores e ações.
“(...) Os professores dispõem, evidentemente, de um sistema cognitivo, mas eles não são somente sistemas cognitivos, coisa que é muitas vezes esquecida! Um professor tem uma história de vida, é um ator social, tem emoções, um corpo, poderes, uma personalidade, uma cultura, ou mesmo culturas, e seus pensamentos e ações carregam as marcas dos contextos nos quais se inserem”.(Tardif, 2000, p.):
3. CONSIDERAÇÕES FINAIS
Ao desenvolver este trabalho podemos obter o conceito que em bases teóricas, em relações as consequências práticas, os saberes profissionais seguem uma escala evolutiva e progressiva e carecem, por conseguinte estudos constantes de uma formação contínua. Por tanto, se faz necessário à autoafirmação e constante busca ao conhecimento dos profissionais através de diferentes meios, posteriormente aos seus estudos universitários iniciais. A partir do ponto de vista, a formação profissional deve ocupar em princípio uma grande parte da carreira e os saberes profissionais partilham com os conhecimentos da ciência e tecnologia. Que são passíveis de serem revisados e criticados e consequentemente aperfeiçoados.
Entendemos que na atual era da informação em que as coisas se modificam a uma grande velocidade, faz-se necessário ao professor manter-se atualizado frente a estas novas tecnologias, que com certeza já estão sendoincorporadas nas universidades. Pois, entendemos que os profissionais da docência superior, assim como profissionais de outras áreas devem estar preparados para as mudanças que inevitavelmente estão acontecendo e com certeza acontecerão cada vez mais em escala global.
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REFERÊNCIAS
TARDIF, Maurice. Saberes profissionais dos professores e conhecimentos universitários, in: Revista Brasileira de Educação.
FACES o Espelho Tem Duas de Barbra Streisand. 1996, 126 min, color. Comédia Romântica.
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