sexta-feira, 2 de outubro de 2015

Guerra civil na Síria e interesse geopolitico

O país esta em guerra civil, claramente foi uma tentativa de um regime de legitima um pode que perdeu uma grande dose de legitimidade perante o mundo, na medida em que massacrou mais de 190 mil pessoas. Ao longo de uma guerra civil sanguenta, por ações de um regime muito violento, colocando todos os recursos do exercito, aeronáutica, para atacar a população e grupos rebeldes que se amaram para lutar contra o regime. O governo não permitiu que politico da oposição candidatasse, pois, os que concorrerão às eleições eram aliados ao presidente Bashar AL-Assad.
Desde quando inicio a guerra civil na Síria, em 2011, os conflitos tem se tornado constante e alastrado por todo território da Síria. Forças leais ao presidente Bashar AL-Assad, rebeldes, extremistas mulçumanos e potências estrangeira são peças de um intricado jogo que ficou ainda mais complicado com o início dos bombardeiros por aviões russos.
De um lado os Estados Unidos opõe-se a Assad e ao "EI" e apoia grupos rebeldes moderados. Em setembro do ano passado, o presidente Barack Obama fez um discurso em que prometeu destruir o grupo radical islâmico. Já do outro lado a Rússia opõe-se ao “EI” e outros rebeldes, mas apoia Assad.

Por essas guerras civis na Síria, fez com que nestes últimos anos ocorresse uma forte massa migratória em direção a Europa. No primeiro semestre de 2015 foram varias tragédias ocorridas no mar Mediterrâneo, onde morreram vários emigrantes afogados. Muitos desses imigrantes embarcaram em pequenos barcos sem segurança nenhuma. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário