terça-feira, 20 de outubro de 2015

Oriente Médio


O Oriente médio é formado pelos países: Afeganistão, Arábia Saudita, Bahrain, Catar, Emirados Árabes Unidos, Iêmen, Irã, Iraque, Israel, Jordânia, Kuwait, Líbano, Omã, Síria, Turquia.
O Oriente Médio apresenta uma população maior que do Brasil, tendo uma densidade demográfica mais elevada, mas uma população má distribuída, especialmente devido aos desertos. A população sempre desenvolveu próximos aos rios, por-isto as áreas de planícies dos rios Tigre e Eufrates, antiga Mesopotâmia é uma grande área de concentração humana. As condições de vida no Oriente Médio variam de um Estado para o outro, em termos genéricos, o Oriente Médio é uma Região pobre, mesmo com uma grande reserva de petróleo. Isael é o único País desenvolvido na região, tendo um índice de analfabetismo baixo, uma expectativa de vida elevada e uma mortalidade infantil baixa.
A região do Oriente Médio é uma das áreas mais conflituosas do mundo. Diversos fatores contribuem para isso, entre eles: a sua própria história; origem dos conflitos entre árabes, israelenses e palestinos; a posição geográfica, no contato entre três continentes; suas condições naturais, pois a maior parte dos países ali localizados é dependente de água de países vizinhos; a presença de recursos estratégicos no subsolo, caso específico do petróleo; posição no contexto geopolítico mundial.

 As fronteiras das novas nações, definidas de acordo com interesses europeus, não consideraram a história e as tradições locais, consequentemente vários conflitos ocorreram e continuam ocorrendo no Oriente Médio. Os novos Estados árabes – Iraque, Kuwait, Síria, Líbano, Jordânia – brigaram por recursos naturais e território. O conflito mais grave ocorreu na Palestina, para onde, até o fim da Segunda Guerra, havia migrado meio milhão de judeus. Quando foi criado o Estado de Israel, cinco países árabes atacaram, na primeira das seis guerras entre árabes e israelenses.

Nenhum comentário:

Postar um comentário